Educativos para uma corrida eficiente.

FONTE: www.runningnews.com.br

TREINOS educativos estão cada vez mais presentes nas rotinas semanais de treinos dos atletas, essa atividade contribui para melhorar a coordenação motora gerando economia de energia, tornando assim a corrida mais eficiente.

Através do olhar clínico do treinador, é possível detectar vícios de movimentos, desequilíbrios e falhas posturais no corredor. Muitas vezes são pequenos erros como o modo em que se executa o movimento de braço ou de passada, a forma com que o pé toca o solo, a postura entre outros que dificultam a melhora da performance.

Os exercícios educativos podem ajudar o corredor, seja ele amador ou profissional, mas precisa dar uma atenção “especial” aos iniciantes, pois precisam aprender a técnica correta de corrida. Recomendo que os exercícios sejam realizados no mínimo duas vezes na semana, após o aquecimento, sendo também um complemento do aquecimento antes da parte principal do treino.

Alguns exemplos de exercícios educativos:

Skipping alto: Elevação alternada dos joelhos até a altura do abdome, coordenando com os braços, correndo no lugar ou em deslocamento.
Efeito: Fortalece os músculos da coxa e trabalha a extensão e impulsão da perna. Trabalha a elevação da perna em 90°.

Anfersen: Com o tronco levemente inclinado a frente, flexionar os joelhos de forma alternada com os calcanhares tocando os glúteos, coordenando a movimentação dos braços, correndo no lugar ou em deslocamento.
Efeito: Concentra a força nos calcanhares e posterior de coxa.

Skipping baixo: Elevação alternada dos joelhos um pouco abaixo da altura dos quadris e movimentação de braço, correndo em deslocamento.
Efeito: fortalece a panturrilha.

Kick out: Movimento ritmado com as pernas estendidas tocando a ponta dos pés no solo de forma alternada ao movimento dos braços (que permanecem em um angulo de 90o).
Efeito: Amplia força e amplitude dos membros inferiores.

Saltito: Pequenos saltos contínuos, mantendo um afastamento das pernas na largura do quadril. Saltos curtos sem tocar o calacanhar no solo, utilizar a ponta dos pés.
Efeito: Fortalece a panturrilha e melhora o equilíbrio.

Hopserlauf: Corrida alternando saltos com elevação dos joelhos e o consequente trabalho de braços.
Efeito: fortalece os músculos da coxa e melhora a impulsão do atleta durante o salto (fase de voo durante a corrida).

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