Dores nos joelho de corredores.

FONTE :http://www.runningnews.com.br/noticias/dores-nos-joelhos-do-corredor/2014/10/

Sabe aquele dorzinha no joelho que começa como que não quer nada, geralmente depois de um treino mais forte e que aos poucos você vai lembrando dela ao subir e descer escadas, ao agachar para pegar um objeto, ao ficar muito tempo sentado… e que, gradualmente, começa a atrapalhar durante a corrida? Bom, ela tem um nome – Síndrome Dolorosa Femoropatelar!

Popularmente conhecida como joelho do corredor, a síndrome doloroso femoropatelar, é caracterizada por dor difusa na região inferior e lateral da patela ( para alguns ainda rótula do joelho) e é decorrente do atrito entre as estruturas cartilaginosas da patela com os côndilos femorais.

Esta síndrome dolorosa é extremamente comum e esta relacionado a inúmeros fatores físicos e biomecânicos. As mulheres são mais acometidas em virtude do maior desalinhamento dinâmico dos membros inferiores. Outros fatores como pronação excessiva, fraqueza da musculatura medial da coxa e lateral do quadril e, principalmente, erros relacionados a cargas de treinamentos estão diretamente relacionados ao surgimento de tais dores.

O diagnóstico do joelho do corredor é clínico, mas muitas vezes a solicitação de uma Ressonância Magnética pode oferecer dados importantíssimos para prognóstico. A imagem do desgaste das cartilagens articulares, recebe o nome técnico de condromalácia e pode ser classificada em níveis que variam de 1 a 4 conforme o grau de acometimento dos tecidos sobrecarregados.

Adequação das cargas de treinamentos, associado a uma boa recuperação entre as séries e, principalmente, um controle mecânico do gesto são fundamentais para um tratamento efetivo. A escolha certa do tênis também faz parte da reabilitação. Um diagnóstico precoce, oferece melhor prognóstico, por isso é mandatório que o corredor na suspeita da síndrome não postergue a ida a seu médico do esporte.

Lembrem: Atleta bom é aquele que esta treinando… por isso muita atenção para os sinais que seu corpo vai lhe enviando durante os treinos!

Bons treinos a todos e até o próximo mês com mais dicas para a saúde de corredores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: