Uso de meias de compressão…

Fonte: http://www.runningnews.com.br  por Tatiana Abreu.

polainasdecompressao_intO uso das meias de compressão por corredores amadores durante a prática pode trazer alguma vantagem?

Os estudos nesta área ainda são muito escassos, e ainda não há comprovação científica da eficácia das meias elásticas na prevenção de lesões durante a prática esportiva, inclusive a corrida. O que temos hoje é mais a observação empírica, e os resultados positivos relatados pelos atletas até agora.

A meia compressiva tem o objetivo de melhorar a circulação e o retorno linfático, porém como ela é compressiva, ela “aperta” também o músculo, em especial o da panturrilha, que é muito solicitado durante a corrida. Isso ajudaria a manter o tônus da musculatura, e ainda diminuiria os efeitos do impacto de corrida na perna (em ossos como a tíbia- local de frequentes fraturas de stress).

Como ela tem comprovada ação circulatória, ela é eficaz para atletas que já sofreram ou podem por alguma eventualidade sofrerem de algum problema vascular, como as tromboflebites.

Às vezes estes tipos de problemas ocorrem simultâneamente à alguma lesão ortopédica, como uma fratura de stress ou mesmo uma canelite.

Nestes casos, além do efeito circulatório, ela poderia também ajudar nos caso da fratura?

Não podemos afirmar com certeza, mas os fisioterapeutas costumam indicar seu uso, pois acreditamos que se não prevenir, mal também não faça.

Segue aqui só uma orientação, dada pelos nossos colegas médicos vasculares: use a meia inteira, e não só a polaina! A compressão tem que ser desde o pé, tornozelo e por fim a perna, senão ela perde todo o conceito e benefício da compressão! Caso realmente a opção seja o canelito, retire-o assim que terminar o treino ou prova, evitando inchaços nos pés.

Além disso é ainda importante falar que alguns atletas de corrida usam a meia como forma regenerativa, ou seja, após um treino ou prova longa. Isso é válido, pois após esforços intensos, há edema, ou inchaço na musculatura hipersolicitada, devido à pequenas lesões que acontecem na fibra muscular. A meia nestes casos tem um efeito de drenagem e consequente melhora da dor e recuperação mais rápida!

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