Triatletas: Lesões….

1378433_1415435065340283_1964955984_nO triatlo é um esporte que envolve natação, ciclismo e corrida. Na metragem IRONMAN, o atleta deve nadar 3,8km, pedalar 180km e correr 42km, nessa ordem e sem interrupção entre uma modalidade e outra. Assim como na corrida de rua, o número de atletas vem aumentando cada vez mais no triatlo, aumentando o interesse de pesquisadores sobre o esporte, a fim de contribuir para a melhoria do desempenho dos atletas e ajudar na prevenção de lesões.

A revista britânica The Journal of Sports Sciences publicou em sua edição de outubro deste ano uma revisão sobre as lesões em atletas de triatlo amadores, mostrando resultados interessantes:

– A maior parte das lesões ocorre durante a corrida (50%), seguida do ciclismo (43%) e natação (7%);
– O maior índice de lesões foi observado em pessoas que treinam mais de 10 horas por semana;
– O joelho é o campeão de lesões;

– A idade do atleta parece não interferir na incidência das lesões;- E aquela que os autores do estudo dizem ser a principal escoberta: o principal fator de risco para lesões em atletas amadores é a participação em eventos competitivos. A explicação proposta por eles é que o atleta está com a “adrenalina” em alta durante a competição, o que o torna mais susceptível a ignorar suas dores e atingir um nível de atividade mais alto do que nos treinos habituais.

Outra pesquisa científica mostrou que a aquecimento inadequado antes de treinos e provas também é um fator que predispõe o atleta a lesões. Ela também confirmou que a idade não é um dos fatores determinantes para o seu surgimento, embora atletas com mais tempo no esporte apresentem mais lesões em comparação aos novatos. Os autores especulam que isso acontece por um acúmulo de sobrecarga, onde o atleta não passa pelos períodos de descanso e recuperação necessários entre provas e temporadas.

Destes resultados, o triatleta amador pode tirar algumas dicas para se manter longe das lesões: não participar de muitas provas consecutivas, respeitar o tempo de recuperação e repouso do corpo e sempre realizar um bom aquecimento antes da atividade. E, claro, tudo isso aliado a uma boa preparação física (MUSCULAÇÃO), para que o corpo suporte os exercícios e se mova de uma maneira adequada.

-Então vamos treinar com nossa equipe de PERSONAIS TRAINERS….!!!! A MELHOR DE FORTALEZA

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